2010/11/05

Sysadmin 101.1

O EBastos começou, e embora eu não seja tão bom quanto ele, vou dar meus pitacos sobre como ser um sysadmin melhor.
  • Conheça bem o seu idioma nativo e inglês, mas esta necessidade não é uma exclusividade nossa.
  • Não use uma conta de e-mail como to-do list (deixe sua inbox vazia!), use um sistema de controle de tíquetes. Seria bom: você participar da seleção dele; usuários poderem abrir tíquetes sem a sua interação; poder configurar os estados e as transições entre eles; ter acesso web, RESTful e se possível via API às funções dele. Seu chefe e seus usuários também vão gostar dele.
  • Conheça sua área de cabo a rabo: das leis de Ohm ao que o usuário final faz no sistema. Isso é essencial para resolver problemas.
  • Tenha uma boa noção da base da TI: sistemas operacionais, redes e bancos de dados. Para qualquer tarefa que mereça ser feita você vai precisar de conhecimentos de ao menos uma destas três áreas.
  • Saiba automatizar suas tarefas. Você não vai perder seu emprego, vai ganhar tempo para fazer coisas mais interessantes, planejar o que precisa ser feito, aprender coisas novas e, conseqüentemente, ganhar um aumento de salário. É bom saber apagar incêndios, mas não se dedicar a fazer coisas mais elevadas não vai te levar muito longe.
  • Automatize o que merece ser automatizado. Ou seja, quase tudo: do que precisa ser feito muito esporadicamente (para que você não precise se lembrar de como fazer) ao que precisa ser feito muito freqüentemente (para que você não perca todo seu tempo fazendo apenas isso), do que é muito difícil de fazer (para você não precisar fazê-lo e para registrar como você o faz) ao que é muito fácil (qual a graça de fazer algo tão fácil?!? :-) )
  • NÃO RE-INVENTE A RODA! O google é seu amigo! Se você não encontrou o que precisa nele só temos três opções: a) aprenda a usar o google direito, b) você não está no caminho certo, reveja o que você acha que precisa, c) sinto muito mas ou você está numa cilada ou com híbrido de abacaxi com pepino. A boa notícia é que 90% dos problemas caem nas duas primeiras opções.
Acho que por enquanto é isso.

4 comentários:

  1. Só pra constar que, até que prove-se ao contrário, qualquer um é melhor que eu. E até onde me lembro numa recente competição de quem tinha mais chaves no known_hosts você ganhou disparado. :-P

    E apesar de concordar com todos os pontos o último merecia ser colocado em CAPS LOCK, fonte vermelha e piscando. Cacete... como nego gosta de reinventar a roda...

    []'s
    Eri Ramos Bastos

    ResponderExcluir
  2. @Eri: boa idéia, ajustei o último ponto! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog e o texto. Realmente Google e mentalidade pró-ativa faz toda a diferença.

    Saberia me indicar alguma lista de sysadmins brasileiros? To querendo expandir meu network mas tá difícil... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Thiago!

      Não conheço nenhuma lista sysadmins/devops brasileiros, mas acho que os melhores lugares pra procura-los são as redes sociais (LinkedIn, FB, G+, Twitter, Tumblr etc). BTW, 1) não se esqueça dos blogs e 2) não se restrinja ao conteúdo em português...

      Boa sorte!

      Excluir