2009/07/13

Pessoas são recursos!

Li o post Pessoas não são recursos! no ótimo blog do Guilherme Chapiewski e, já que o comentário ficou grande e eu fiquei sem coragem de discordar anonimamente, vou postar meu comentário aqui também.

Acho que a discussão vai continuar por lá mesmo, mas o meu comentário segue abaixo mesmo assim:

Caracas, a discussão cresceu desde que li o post e consegui tempo pra vir aqui comentar... Vamos ver se consigo expor meu ponto de vista sem criar uma flame-war, uma vez que acho que serei o primeiro 'não-anônimo' a discordar de todos, acho.

Antes de tudo eu quero deixar claro que concordo que as pessoas merecem ser tratadas como tal, que podem 'render mais que 100%', que podem extrapolar suas 'capacidades até então conhecidas' e que dependem de condições e estímulos para se desenvolverem. Sendo até possível que mudem.

BTW, se assemelhando aos demais tipos de recursos (financeiro e instrumental) as pessoas também possuem limitações em variados aspectos.

Identificar e trabalhar, ou eventualmente apenas aceitar, as limitações de seus recursos de qualquer tipo aumentam a perspectiva de sucesso do 'projeto', não?

Também acho extremamente importante aproximar a TI do 'empirismo', do 'conhecimento sistemático' e do 'método científico' em geral. E acho que considerar-nos um tipo de recurso facilita o planejamento e controle das atividades e dos demais recursos.

Seria algo como se esforçar para "não depender de milagres mas também não se surpreender com desastres".

Além disto, acho que muitos só apresentam um rendimento excepcional sob certas circunstâncias bem especificas. BTW, procurar e promover estas circunstâncias deve ser avaliado sempre que possível e desejável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário